domingo, 11 de dezembro de 2011

Qual é, afinal, o melhor onze da história do Sporting?

Ontem à noite, antes do início do jogo contra o Nacional, o clube apresentou o livro «Sporting. O melhor onze da história», que foi baseado numa votação que foi levada a cabo no site do clube e que contou com cerca de 75 mil votantes.

O “onze” mais votado foi o seguinte: Damas, Carlos Xavier, Beto e André Cruz; Balakov, Travassos e Hilário; Cristiano Ronaldo, Liedson, Luís Figo e Peyroteo.
Sem surpresas, constatou-se que foi dada primazia ao passado recente, tendo sido incluídos sete jogadores que passaram pelo clube nas últimas duas décadas, pertencendo ainda a um passado relativamente recente. 

Na minha opinião, só assim poderiam estar incluídos jogadores como Cristiano Ronaldo e Beto. O primeiro é, indiscutivelmente, um símbolo da formação do clube e uma referência, mas o estatuto que conseguiu no mundo do futebol (e que continua a cimentar semana após semana, golo após golo) tem a ver com o que fez em Manchester e em Madrid, não tanto no Sporting, onde só permaneceu uma época. Já o segundo, apesar de várias épocas a um bom nível, nunca atingiu um nível muito por aí além (viu-se as dificuldades que teve depois de abandonar o clube). Não terá tido o clube, em 105 anos de história jogadores mais indicados para ocupar este lugar?

Por outro lado, destaco a ausência de Manuel Fernandes desta equipa, em detrimento de Liedson. Atrás do Levezinho ficaram ainda Yazalde e Jordão…

Qual terá sido o melhor da história? Aceitam-se opiniões!
 

1 comentário:

  1. Um bom 11, mas nunca na vida o melhor.

    Cristiano Ronaldo é discutivel, convinha saber os criterios para a escolha - se fosse só a qualidade e não o seu historial no clube tinhamos por exemplo Peter Schmeichel em vez de Damas.

    Não ter Manuel Fernandes é um crime

    Depois Beto só pode ser anedota - nem é preciso recuar muito para o substituir por exemplo por Marco Aurelio.

    Não ter Manuel Fernandes é um crime.

    Do 11 apenas mantinha
    Damas, André Cruz ?; Balakov, Travassos e Hilário; Luís Figo e Peyroteo

    ResponderEliminar