domingo, 11 de dezembro de 2011

Sporting,1 - Nacional,0




O Sporting somou ontem a sua oitava vitória na liga, após vencer, em Alvalade, o Nacional por 1-0.

O único golo da partida deu-se após cabeceamento de Ogushi Onyewu, aos 22 minutos do primeiro tempo. Mais oportunidades haveriam de surgir, mas o desacerto no último passe e também da finalização dos jogadores leoninos permitiu à equipa madeirense ir para intervalo apenas a perder por um golo de diferença.

Mas se a primeira parte já não tinha sido propriamente exemplar, a segunda ainda lhe foi inferior, com o Sporting a entrar em campo mais “desligado” e a permitir ao adversário tomar a iniciativa do jogo. O resultado dessa maior descontracção traduziu-se num maior domínio da equipa insular e na criação de algumas oportunidades, que obrigaram o guardião Rui Patrício a intervenções de bom nível. Apesar disso, o Sporting sempre teve o jogo minimamente controlado e a vitória nunca teve em risco, uma vez que sempre que acelerava o jogo, criava sempre desequilíbrios no último reduto adversário. A expulsão de Todorovic (inteiramente justa) também veio resfriar um pouco os ímpetos nacionalistas, fazendo com que não houvesse dúvidas quanto ao vencedor.

Este não foi um jogo para grandes destaques individuais, mas não posso deixar de realçar o bom jogo (mais um) do jovem André Martins, que ontem se estreou na Liga principal e logo com papel preponderante no golo da vitória, uma vez que foi ele quem bateu o livre que originou o golo do central norte-americano Onyewu, que também se exibiu ao nível que já lhe é habitual, limpando todas as bolas mais altas que iam surgindo na nossa grande área.

O Sporting soma agora 26 pontos e está a quatro do Porto e a um do Benfica, que só hoje entra em campo. Numa altura em que alguns comentadores que aparecem todas as semanas a falar de futebol na televisão destacam até à náusea o facto de termos acabado mais um jogo a jogar contra dez (só não dizem que não houve ainda uma única expulsão que não fosse justa), não posso deixar de relembrar a verdadeira influência que as arbitragens têm tido neste campeonato. É que enquanto uns começavam o campeonato com penalties roubados e golos mal anulados, outros beneficiavam de golos em fora-de-jogo logo à primeira jornada, quedas duvidosas na área que davam faltas e golos e jogos que não passavam de autênticas marcações de grandes penalidades. Com isso se cavou um fosso pontual que ainda não foi ultrapassado, apesar dos bons resultados que temos tido ultimamente (apesar da derrota no Lume, perdão na Luz, num jogo que foi quase todo dominado por nós e só por mera infelicidade saímos derrotados)

Quarta-feira há mais, contra a Lázio, para a Liga Europa.

Sporting, 1 – Nacional, 0 

Estádio José de Alvalade, em Lisboa
Árbitro: Vasco Santos (AF Porto)

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Onyewu, Polga e Insua; Elias, Carriço e André Martins (André Santos); Carrillo (Pereirinha), Van Wolfswinkel e Capel (Arias). 

NACIONAL: Marcelo; Claudemir, Felipe Lopes, Luís Neto e Stojanovic; Todorovic, Mihelic, e Diego Barcellos; Candeias, Rondon e Mateus. 

Golo: 1-0 Onyewu (22´) 

Sem comentários:

Enviar um comentário